O sistema de saúde no Brasil ainda apresenta diversas dificuldades, que acabam por afetar não apenas pacientes, como também hospitais, operadoras e toda a cadeia produtiva de saúde. Mas há solução: a melhoria dos processos a partir da aplicação do conceito de saúde baseada em valor, princípio praticado pela plataforma DRG Brasil.
Na definição, valor em saúde foca no custo-benefício para todas as partes envolvidas. Para isso, avalia a qualidade dos desfechos clínicos e a compara aos custos necessários para alcançá-los. A ideia é entregar um bom resultado, mas, ao mesmo tempo, garantir eficiência e redução de desperdícios.
Na leitura, entenda como a plataforma de valor em saúde DRG Brasil é capaz de aperfeiçoar ações dentro do sistema de saúde!
O que é a plataforma DRG Brasil?
O DRG Brasil é uma plataforma de governança clínica, cujo objetivo é aumentar a entrega de valor pelo sistema de saúde brasileiro. Para isso, ela captura e analisa dados, transformando-os em informações assistenciais e econômicas, que facilitam a tomada de decisão, para a implementação de um modelo que traz vantagens para todos os componentes da cadeia de saúde, sobretudo o paciente.
Ao fazer isso, a plataforma foca em quatro alvos:
- uso eficiente de leitos hospitalares;
- aumento da segurança assistencial;
- redução de internações evitáveis;
- redução de readmissões previsíveis.
Quais os benefícios da plataforma DRG Brasil?
A gestão assistencial viabilizada pela plataforma DRG Brasil transforma o cenário da saúde, proporcionando sustentabilidade por meio da entrega de valor. Veja abaixo alguns dos benefícios.
Otimização da sinistralidade
Antes de tudo, é preciso entender o que é sinistralidade. Tal conceito se constitui na relação entre custo e receita com o plano de saúde. A partir disso, cada vez que o paciente usa um serviço pelo convênio, gera-se um sinistro. Quanto maior o número de sinistros, mais elevado se torna seu custo.
A sinistralidade elevada e fora de controle impacta na sustentabilidade financeira, por isso é interessante reduzi-la — e a metodologia da plataforma DRG Brasil facilita o mapeamento de desperdícios, para otimizar o uso dos serviços e melhorar o desempenho final.
Redução de desperdícios
Com o uso da plataforma de valor em saúde, desperdícios, de forma geral, são reduzidos, pois a gestão encontra gargalos na entrega de valor em saúde, para que pontos importantes sejam corrigidos. Não só os serviços, mas também os recursos ganham mais eficiência, aprimorando os mecanismos para a segurança do paciente.
Melhoria da gestão financeira
A gestão da plataforma DRG Brasil facilita na previsão de custos, a partir da análise informações de saúde e dados econômicos.
Além disso, incentiva um sistema de remuneração diferenciado, saindo do fee for service — que se baseia na quantidade de serviços executados — e utilizando outros modelos, que promovem mais economia para hospitais e operadoras de plano de saúde, com entrega de valor em saúde ao paciente, a exemplo do pagamento por performance.
Melhoria na experiência do paciente
A experiência do paciente se define em todas as sensações que ele experimenta ao longo do processo em que tenta resolver seu problema. Pode envolver questões como:
- telefonemas ao plano de saúde;
- espera da autorização do procedimento;
- atendimento recebido no hospital;
- qualidade percebida na infraestrutura;
- facilidade no recebimento do laudo, entre outros.
Dessa forma, ela é um indicador importante, pois influencia sua satisfação, a visão que tem do hospital e o desejo de voltar a utilizar os serviços futuramente, quando precisar.
A plataforma, por ter foco na gestão, também ajuda a otimizar a experiência do paciente, contribuindo para que ele tenha experiências positivas e seguras, a partir do melhor tratamento possível.
Mais eficiência no uso de leitos
Um dos grandes problemas existentes no sistema de saúde do Brasil é a eficiência no uso de recursos, a exemplo dos leitos, ou seja, das diárias hospitalares. Portanto, a gestão dos processos favorece o controle da permanência hospitalar e cuida para que a quantidade de leitos disponíveis seja sempre suficiente para suprir a demanda, conciliando o tempo de internação àquele adequado ao tratamento.
Como a plataforma DRG Brasil funciona?
A plataforma DRG Brasil atua a partir da metodologia DRG, sigla de Diagnosis Related Groups, cujo objetivo é analisar grupos de diagnósticos relacionados, tanto em sistemas públicos quanto privados.
A tecnologia da plataforma analisa dados importantes, para a promoção de uma governança clínica. Nessa metodologia, o paciente é o centro dos processos e tem como base três dimensões importantes: redução de desperdícios, aumento na qualidade assistencial e melhoria na experiência do paciente.
Para a entrega de valor em saúde, quatro passos precisam ser cumpridos!
Coleta e integração de dados de saúde e econômicos
Os profissionais das organizações de saúde são capacitados, por meio de educação continuada e suporte, para que saibam coletar informações em saúde qualificadas. Informações assistenciais coletadas em prontuário e à beira-leito são cruzadas com dados econômicos do sistema de saúde, para tornar a tomada de decisão mais assertiva. As ferramentas evitam erros e aumentam a transparência.
Transformando dados em informações
O algoritmo da plataforma, ou seja, o agrupador, faz a previsão de custos, levando em consideração a complexidade e a criticidade clínicas. Os dados são combinados, para definir categorias de criticidade, calcular recursos e definir tratamentos. Já a inteligência artificial prediz desfechos clínicos e os compara com o que foi alcançado pelo sistema de saúde, mensurando, assim, o cuidado baseado em valor entregue ao paciente.
Análise e comparação das informações
O Analytics da plataforma é composto por painéis e gráficos, que proporcionam aos gestores a mensuração da performance. Eles mostram pontos de disfunção assistencial e desperdício, oferecendo um direcionamento certeiro para a atuação e as ações de melhoria.
Entrega de valor com modelos remuneratórios e assistenciais
A mensuração, análise e comparação de resultados em saúde permitem desenvolver modelos remuneratórios e assistenciais apropriados à realidade da instituição. É possível, ainda, verificar indicadores de mérito, que mostram o grau de adequação dos profissionais aos processos organizacionais.
A plataforma também oferece soluções de governança clínica customizadas, para a entrega de mais valor em saúde, a partir de ações como a personalização nos cuidados e a priorização da segurança.
Como o DRG Brasil aplica o valor em saúde na prática?
A entrega de valor em saúde, a partir do DRG Brasil, tem contribuído para melhorar serviços da cadeia de saúde. O Erasto Gaertner foi o primeiro hospital oncológico a adotar a plataforma, e sua implantação ocorreu em dezembro de 2019, ocasião em que as equipes se reuniram para debater indicadores e mapear fluxos.
O foco na educação continuada dos profissionais persiste ainda hoje. Em novembro de 2020, representantes das equipes concluíram a capacitação no aplicativo de inteligência artificial, com o intuito de se preparem melhor para o uso da tecnologia que ajuda a salvar vidas.
Outros hospitais particulares, SUS e planos de saúde em todas as regiões do país também têm adotado a plataforma de valor em saúde DRG Brasil, para reduzir desperdícios e melhorar a qualidade dos serviços.
Um exemplo é a Unimed-BH, que utiliza o DRG Brasil para mensurar segurança assistencial e desempenho. Instituições hospitalares que prestam serviço à operadora podem receber até 3% de sua receita bruta anual, caso atinjam as metas dos alvos propostos. Em 2018, mais de 20 milhões de reais foram distribuídos entre elas.
A Usisaúde (FSFX) experimentou uma diminuição drástica dos desperdícios em menos de quatro anos. Em 2015, seu principal hospital, o HMC, teve 28.395 internações e em 2019 teve 34.606 – sendo que o Case Mix Global passou de 1,1, para 1,3. Ou seja, mesmo com a complexidade dos pacientes mais alta foi evidente o significativo grau de eficiência das internações.
A Unimed Volta Redonda também apresentou resultados positivos, usando o modelo dos 4 alvos do DRG Brasil. Com foco na melhoria da qualidade assistencial e na mudança do modelo remuneratório, obteve 10% de redução do tempo de permanência institucional, de 2016 a 2019, e diminuição de 30% na permanência da clínica médica entre 2013 e 2017.
Os 4P que viabilizam a entrega de valor
Essas entregas de valor em saúde são possíveis a partir da gestão de risco 4P:
- preditiva: detectar pacientes de grupos de risco e analisar a probabilidade do desenvolvimento de problemas futuros;
- preventiva: colocar em prática ações e exames preventivos, para manter a qualidade de vida dos pacientes;
- personalizada: as decisões devem ser analisadas, levando em conta o perfil de cada paciente;
- participativa: o paciente e a família são engajados com a equipe médica, para um cuidado colaborativo e humanizado.
Isso mostra que o DRG Brasil está em evolução há mais de uma década e busca, continuamente, a melhoria do sistema, com base na entrega de valor em saúde. As funcionalidades da plataforma focam na eficiência dos serviços e no melhor uso dos recursos, proporcionando benefícios diversos, a exemplo da redução de desperdícios e melhoria na gestão financeira, o que transforma o cenário da saúde no Brasil.
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